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FAQ PPGGOSP - corpo discente

Respostas às perguntas mais frequentes (Frequently Asked Questions – FAQ) de discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP).

 

DISCIPLINAS: 

  • Quantas disciplinas preciso cursar?

3 disciplinas obrigatórias e 3 optativas, totalizando 36 créditos.

  • Posso cursar apenas 2 disciplinas obrigatórias no primeiro semestre de ingresso no curso?

Não.

  • Tenho, obrigatoriamente, que cursar as 3 disciplinas optativas que o Programa oferece?

Não. Até 40% do total de créditos exigidos para disciplinas pode ser feito em outro programa de pós-graduação. 

  • Como faço para trancar disciplinas?

Verifique no calendário acadêmico semestral o prazo de trancamento. Se estiver no prazo, preencha o formulário de trancamento de disciplina disponível no site do PPGGGOSP e no ambiente AVA-moodle do PPGGOSP, anexe os documentos solicitados e entregue a documentação na secretaria do Programa.

  • Como faço para reconhecer disciplinas cursadas em outro Programa de Pós-Graduação?

Encaminhe para a secretaria do PPGGOSP: a) Carta de solicitação de reconhecimento de disciplina, contendo a concordância do/a orientador/a no aceite da mesma (carta assinada pelo/a discente e pelo/a orientador/a); b) cópia do certificado de conclusão da disciplina, c) cópia da ementa e carga horária da disciplina. 

 

MATRÍCULA:

  • Como faço a matrícula no PPGGOSP?

Conforme estipulado no edital do processo seletivo.

  •  A matrícula é feita online?

Não. Presencial.

 

REMATRÍCULA:

  •  Tenho que fazer rematrícula?

Sim.

  •  Com que frequência tenho que fazer rematrícula?

Semestralmente, conforme calendário estipulado pela CPG-PPGGOSP.

  •  A rematrícula é feita presencialmente?

Não. É via Propgweb.

  • O que acontece se eu não fizer a rematrícula?

Será desligado/a do Programa (vide regimento).

 

PROPGWEB:

  • O que é Propgweb?

É o sistema de controle acadêmico de alunos dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UFSCar. Nele você encontra seus dados cadastrais (fornecidos na matrícula), histórico escolar, atestado de matrícula, prazos.

  • Como tenho acesso?

Após a secretaria realizar o cadastro, a/o discente recebe, via email, informações sobre acesso.

  •  Foi aprovado no Processo Seletivo. Posso fazer o cadastro na Propgweb?

Não.

  •  Há dados errados no meu cadastro na Propgweb. Preciso me preocupar?

Sim. Comunique os erros encontrados à secretaria do PPGGOSP.

 

EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LINGUA INGLESA.

  • O Exame de Proficiência em língua inglesa é obrigatório?

Sim 

  • Qual o prazo que eu tenho para fazer o Exame?

Para fazer a qualificação há necessidade de ter sido aprovado/a no Exame de Proficiência em Língua Inglesa.

  • Por que eu preciso fazer Exame de Proficiência em Língua Inglesa se eu não vou ler textos em inglês?

Você terá sim que ler textos em inglês, seja nas disciplinas, seja para a Dissertação.

  • Posso fazer TEAP?

Não.

  • O PPGGOSP realiza o Exame?

Não. O PPGGOSP apenas intermedia a aplicação do Exame que é feito pelos Professores Nelson e Camila, do Departamento de Letras. 

  • Posso fazer o exame fora da UFSCar?

Veja na norma complementar de Proficiência em Língua Estrangeira quais os certificados aceitos pelo PPGGOSP.

  • Fiz o Exame e ainda não tenho o resultado

Se você ainda não tem é porque a secretaria do Programa ainda não recebeu. Tão logo a secretaria tenha o resultado ela comunica a todos/as.

 

CO-ORIENTADOR/A

  • Como faço para regularizar uma co-orientação?

Preencha o formulário com as respectivas assinaturas e entregue na secretaria do PPGGOSP. O formulário encontra-se disponível na página do PPGGOSP e na sala virtual do AVA-Moodle do PPGGOSP

  • O/A co-orientador/a precisa ser docente do PPGGOSP?

Não.

  •  O/A co-orientador/a precisa ser docente?

Não.

  • O/A co-orientador/a precisa ter doutorado?

Sim.

 

EXAME DE QUALIFICAÇÃO:

  •  Quando posso qualificar?

Você deve qualificar entre o 12o mês e 18o mês de permanência no PPGGOSP. Assim, se ingressou em 20 de março de 2017, você tem entre 20 de março de 2018 a 20 de setembro de 2018 para qualificar.

  • Quais as exigências para qualificação?

Ter cumprido todos os créditos das disciplinas obrigatórias e optativas; ter sido aprovado/a no Exame de Proficiência em Língua Inglesa

  • Como realizar a qualificação?

Preencha o formulário de solicitação, anexe os documentos solicitados no formulário e entregue na secretaria do PPGGOSP.

  • Outra pessoa pode entregar a documentação para mim na secretaria do PPGGOSP?

Sim.

  • Posso mandar a documentação para a realização do Exame de Qualificação por correio?

Sim. Mas fique atento a prazo. Se a secretaria não recebe a tempo a documentação não haverá o Exame. 

  • Qual histórico escolar eu anexo aos documentos?

Seu histórico do PPGGOSP, obtido na Propgweb.

  •  Tenho prazo para entregar a documentação para a realização o Exame de Qualificação na secretaria?

Sim. Deve ser entregue com, no máximo, 2 semanais de antecedência da data do Exame.

  • Verifiquei que haverá CPG depois da data agendada para meu Exame de Qualificação. O que devo fazer?

Entregar a documentação para a realização no Exame na secretaria do PPGGOSP. Se a documentação e a banca estiverem em conformidade com as normas do PPGGOSP, a coordenação dará ad referendum para a realização do Exame.

  • Depois que entrego a documentação para realizar o Exame preciso voltar a secretaria do PPGGOSP?

Sim. Para retirar os documentos que farão parte do Exame.

  • A secretaria do PPGGOSP pode mandar esses documentos por email?

Não.

  •  A secretaria do PPGGOSP pode mandar esses documentos via correio?

Não.

  •  A secretaria do PPGOSP pode mandar esses documentos via malote?

Sim. Mas o/a discente deve ficar atento/a ao prazo. Campus onde não há malote diário pode não receber a documentação a tempo. Se a documentação não estiver nas mãos do/a docente no dia da banca não haverá Exame.

  • A secretaria do PPGGOSP agenda a sala do Exame?

Não. Isso deve ser feito pelo/a discente e orientador/a

  •  A secretaria entra em contato com os membros da Banca Examinadora?

Não.Cabe ao/a discente e o/a orientador/a realizar essa tarefa.

  • Posso ter 4 membros na banca do Exame de Qualificação?

Não. A banca deve ser composta por 3 membros: o/a orientador/a e mais 2 convidados.

  •  Posso fazer banca com 5 membros:

São 3.

  •  Preciso obrigatoriamente colocar suplentes?

A decisão deve ser do/a orientador/a. Contudo, se você agendar numa data limite para a realização do Exame e alguém da banca faltar, a banca não será realizada e você pode perder o Exame e ser desligado do PPGGOSP.

  •  Os membros da banca devem ser obrigatoriamente do PPGGOSP?

Não.

  •  Posso ter banca de qualificação com apenas docentes do PPGGOSP?

Sim. 

  • Os membros da banca do Exame de Qualificação precisam ser docentes?

Precisam ter doutorado.

  • Preciso ter na banca membro externo ao PPGGOSP e a UFSCar?

Na qualificação não. Apenas na Defesa da Dissertação.

  • Posso ter participação de membros da banca por videoconferência?

Sim, ambos os membros, exceto o/a orientador/a.

  • O/a orientador/a pode assinar pelos membros que estão participando por videoconferência?

A CPG-PPGGOSP não autorizou.

  • O que fazer então?

A documentação precisa ser enviada por correio para que o membro assine e devolva a documentação.

  • A secretaria do PPGGOSP faz esse envio?

Não.

  • Meu/minha co-orientador/a pode participar da banca?

Quando o trabalho contar com um co-orientador, este estará automaticamente convidado para participar do Exame de Qualificação, tendo o direito de participar das discussões, porém o mesmo não emitirá conceito. Pode também substituir o/a orientador/a. Nesse caso, o PPGGOSP deve ser informado antecipadamente.

  • Tenho que fazer algo após o Exame de Qualificação?

Sim. Entregar a folha de aprovação, devidamente assinada pelos membros da banca examinadora, na secretaria do PPGGOSP.

  •  A secretaria do PPGGOSP vai me fornecer um atestado comprovando aprovação no Exame?

Sim. No dia do Exame o/a orientador/a, que é presidente da banca examinadora, entrega o atestado.

  • Tenho que qualificar mas ainda não fui aprovado/a no exame de proficiência em língua inglesa, o que fazer?

Faça solicitação de prorrogação de prazo de qualificação, mediante preenchimento do formulário e entregue na secretaria do PPGGOSP. Sua solicitação será analisada pela CPG-PPGGOSP, que pode aceitar ou não. O não aceite implicará no desligamento do/a discente do PPGGOSP. 

  • Não consegui qualificar no prazo determinado. O que devo fazer?

Deve preencher a solicitação de prorrogação de prazo de exame de qualificação mediante preenchimento do formulário devidamente assinado. A solicitação será analisada pela CPG-PPGGOSP. Destaca-se que somente em casos excepcionais e muito bem justificados a CPG aceitará o pedido.

  • O que acontece se a CPG-PPGGOSP não aceitar meu pedido de prorrogação de prazo de Exame de Qualificação?

Será desligado/a do PPGGOSP.

  • O que acontece se a CPG-PPGGOSP já concedeu pedido de prorrogação para mim mas eu não qualifiquei no prazo exigido.

Será desligado/a do PPGGOSP

 

DEFESA DA DISSERTAÇÃO

  •  Quando posso defender?

Depois de ter sido aprovado/a no Exame de Qualificação.

  • O que tenho que fazer para defender?

Preencher o formulário de solicitação, anexar a documentação solicitada e encaminhar os documentos para a secretaria do PPGGOSP.

  • Outra pessoa pode entregar a documentação para mim na secretaria do PPGGOSP?

Sim.

  •  Posso mandar a documentação para a realização da defesa por correio?

Sim. Mas fique atento a prazo. Se a secretaria não recebe a tempo a documentação não haverá banca.

  •  Tenho prazo para entregar a documentação para a realização da Defesa na secretaria?

Sim. Deve ser entregue com, no máximo, 2 semanais de antecedência da data da Defesa

  • Depois que entrego a documentação para realizar a Defesa preciso voltar a secretaria do PPGGOSP?

Sim. Para retirar os documentos que farão parte da Defesa.

  • A secretaria do PPGGOSP pode mandar esses documentos por email?

Não.

  • A secretaria do PPGGOSP pode mandar esses documentos via correio?

Não.

  • A secretaria do PPGOSP pode mandar esses documentos via malote?

Sim. Mas o/a discente deve ficar atento/a ao prazo. Campus onde não há malote diário pode não receber a documentação a tempo. Se a documentação não estiver nas mãos do/a docente no dia da banca não haverá Defesa.

  • A secretaria do PPGGOSP agenda a sala para a realização de Defesa?

Não. Isso deve ser feito pelo/a discente e orientador/a.

  •  A secretaria entra em contato com os membros da Banca Examinadora da Defesa?

Não. Cabe ao/a discente e o/a orientador/a realizar essa tarefa.

  • A secretaria encaminha a dissertação aos membros da Banca Examinadora da Defesa?

Não. Cabe ao/a discente e o/a orientador/a realizar essa tarefa.

  •  Posso ter 4 membros na banca de Defesa?

Não. A banca deve ser composta por 3 membros: o/a orientador/a e mais 2 convidados.

  • Posso fazer banca com 5 membros:

São 3.

  •  Preciso obrigatoriamente colocar suplentes?

A decisão deve ser do/a orientador/a. Mas caso um membro não possa comparecer, na ausência de membro suplente, não haverá banca.

  • Os membros da banca devem ser obrigatoriamente do PPGGOSP?

Não. Pelo menos 1 membro titular e 1 membro suplente precisam serem membros externos à UFSCar e ao PPGGOSP. Assim, docentes do PPGGOSP que são da UNESP contam como membros internos ao Programa.

  •  Posso ter Banca de Defesa com apenas docentes do PPGGOSP?

Não.

  • Posso ter todos os suplentes ligados ao PPGGOSP?

Não. Um suplente precisa ser do membro externo.

  •  Os membros da banca de Defesa precisam ser docentes?

Precisam ter doutorado.

  •  Preciso ter na banca membro externo ao PPGGOSP e a UFSCar?

Sim. Pelo menos 1 titular e 1 suplente.

  •  Meu/minha co-orientador/a pode participar da banca?

É convidado para participar, tendo o direito de participar das discussões, porém o mesmo não emitirá conceito. Pode substituir o/a orientador/a. Nesse caso, o PPGGOSP deve ser informado.

  • Os membros da banca podem participar por videoconferência?

Sim, exceto o/a presidente da banca, que é o/a orientador/a.

  •  Mas meu/minha orientador/a foi fazer pós-doutorado no exterior e não poderá estar presencialmente na banca. O que devo fazer?

Entre em contato com a coordenação.

  •  Se a banca tiver a participação de membros por videoconferência o/a orientador/a pode assinar a documentação no lugar?

A CPD deliberou que não.

  •  E como proceder nesse caso?

Encaminhe, via correio, a Ata de Defesa e a Folha de Aprovação para que o membro que participou por videoconferência assine.

  • A secretaria do PPGGOSP pode fazer esse envio para mim?

Não. 

  • A secretaria do PPGGOSP vai me entregar um atestado que defendi a dissertação?

A banca entrega um documento comprovando a defesa e a necessidade de entrega da dissertação final.

  •  Tenho que fazer algo logo após a Defesa?

Sim. Entregar na secretaria do PPGGOSP a Ata de Defesa devidamente assinada, 2 cópias do Termo de Conferência devidamente preenchido e assinado, Folha de Aprovação devidamente assinada.

  • Depois de entregar a documentação pós-defesa o PPGGOSP pode homologar meu titulo?

Não. O título é homologado pela CoPG.

  • Qual o prazo que eu tenho para adequar a minha dissertação às correções propostas pela banca examinadora?

No máximo 2 meses.

  •  Fiz as correções proposta pela Banca. Tenho que passar para meu/minha orientador/a?

Obvio.

  •  O que fazer depois de terminada a dissertação?

Preencha e solicite que o/a orientador/a assine a carta comprovante da versão final da dissertação; faça o autodepósito da dissertação no Repositório Institucional da UFSCar; entregue no PPGGOSP:  a carta comprovante da versão final da dissertação assinada pelo/a orientador/a, Atestado Negativo da BCo; folha de pesquisa devidamente preenchida.  

Poste na sala virtual do ambiente AVA-Moodle do PPGGOSP a versão final da dissertação no formato pdf.

  • Fiz o autodepósito da Dissertação e entreguei a documentacão solicita na secretaria do PPGGOSP. A secretaria pode me fornecer um atestado?

Sim. Isso pode ser feito depois que a documentação for aprovada na reunião da CPG-PPGGOSP. Verifique o calendário das reuniões.

  •  Não consegui defender no prazo determinado. O que devo fazer?

Deve preencher a solicitação de prorrogação de prazo de defesa mediante preenchimento do formulário devidamente assinado. A solicitação será analisada pela CPG-PPGGOSP. Destaca-se que somente em casos excepcionais e muito bem justificados a CPG aceitará o pedido.

 

GERAL: 

  • Onde encontro os formulários?

Na página do PPGGOSP e na sala do PPGGOSP no ambiente virtual do AVA/Moodle. 

  • Posso mandar os documentos por email?

Não.

  • Posso mandar os documentos por correio?

Sim. Mas ligue para a secretaria do Programa afim de verificar se o mesmo chegou.

  • A secretaria do PPGGOSP pode me mandar documentos por correio?

Não.

  •  Preciso de atestado de matrícula?

Solicite à secretaria do PPGGOSP.

  •  Quero mudar de orientação.

Entre em contato com a coordenação.

  • Meu/minha orientador/a não responde meus emails.

Entre em contato com a coordenação. 

  • Qual o email do estagiário?

estagioppggosp@gmail.com