Você está aqui: Página Inicial / MAIORES DETALHES DO PROGRAMA

MAIORES DETALHES DO PROGRAMA

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos é um programa de pós-graduação strictu-sensu, gratuito, que abrange a oferta de Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos.

 

Objetivo do curso
O objetivo geral do curso é constituir uma força de trabalho melhor qualificada para atuar na iniciativa pública, capacitando seus discentes para contribuírem de modo efetivo com os processos de mudança e inovação das instituições públicas, formando gestores, inovadores e empreendedores de transformação no ambiente em que operam.

Regime acadêmico
O discente deverá integralizar 100 créditos, dos quais: 36 créditos em disciplinas (três disciplinas obrigatórias com seis créditos cada, mais disciplinas optativas que totalizem dezoito créditos); 64 créditos correspondentes ao Trabalho Final de Conclusão de Curso (TFCC).

A integralização dos créditos em disciplinas para o Mestrado deverá ser feita no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data do ingresso no Programa. O discente deverá concluir o curso de Mestrado no prazo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. 

As aulas são ministradas no campus da UFSCar em São Carlos. O calendário acadêmico é estabelecido semestralmente e divulgado no site do Programa.

 

Exame de qualificação
Após a aprovação em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (língua inglesa) e completar o número mínimo de créditos exigidos, o discente  deve se submeter ao Exame de Qualificação, que consiste na apresentação de um Relatório de Qualificação, relativo ao tema de seu Trabalho Final de Conclusão de Curso.

 

Trabalho Final de Conclusão de Curso
O Trabalho Final para Conclusão de Curso (TFCC) deverá ser apresentado a uma Banca Examinadora depois de completados todos os créditos em disciplinas e de obtida a aprovação no Exame de Qualificação. 

 

Título de Mestre
Os requisitos mínimos para obtenção do título de Mestre em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos são: ser portador de diploma de graduação, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e devidamente registrado; integralizar 36 créditos em disciplinas; ser aprovado no Exame de Qualificação; ser aprovado na Defesa do Trabalho Final de Conclusão de Curso, integralizando 64 créditos.

 

Local e horário de aulas
As aulas, presenciais, são ministradas nas dependências da UFSCar em seu campus São Carlos – Rodovia Washington Luis, km 235, podendo ser oferecidas de segunda a sexta-feira (manhã, tarde ou noite) e/ou sábados pela manhã. As informações sobre o calendário letivo serão disponibilizadas no site www.ppggosp.ufscar.br no início de cada semestre. 

 

Orientação de alunos
De acordo com o Regimento Interno do PPGGOSP
Art. 31  – Ao término do primeiro semestre letivo, serão definidos, para cada aluno, as linhas de pesquisa e respectivo orientador, observando-se as normas fixadas pela CPG em que, obrigatoriamente, se levará em conta, no mínimo, a disponibilidade de vaga de cada orientador e o mérito acadêmico do aluno.
Parágrafo Único – Em última instância compete à CPG deliberar sobre a definição da linha e do respectivo orientador destinado a cada aluno.

 

Informações adicionais:

  • Sobre Educação Superior:

http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=1043&id=14384&option=com_content&view=article

« Agosto 2020 »
Agosto
DoSeTeQuQuSeSa
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031